Notícias

Curso de Iniciação à Prova de Azeites Virgens

O Piaget Alimentar em parceria com a Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros realiza, no próximo dia 22 de abril, nas instalações da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros, o Curso de Iniciação à Prova de Azeites Virgens (2ª edição).

É importante que se faça a distinção entre variedades e qualidades de azeite, para a qual é de extrema importância a análise sensorial, pois o azeite é um produto com prova organolética obrigatória. As suas características organoléticas são definidas pelas sensações detetáveis pelos sentidos, fundamentalmente relacionadas com o cheiro e sabor, permitindo distinguir atributos positivos e negativos.

Neste Curso serão abordados conteúdos mais teóricos que vão desde as principais cultivares das regiões produtoras de azeite e diferenças entre elas, às denominações oficiais dos vários tipos de azeite e análise sensorial efetuada neste produto; numa vertente mais prática, serão abordados temas como a organolética do azeite, protocolo de prova e fichas de prova, e degustação de azeites virgens.

Este curso será ministrado pela Engª. Maria Helena Chéu Guedes Vaz Ferreira Rodrigues, doutoranda em Qualidade em Azeite no Departamento de Engenharia Química, Ambiental e dos Materiais da Universidade de Jaén (Espanha) e Mestre em Oleicultura. É também Investigadora na área das características, químicas, físico-químicas e sensoriais dos azeites.